O cantor Bell Marques lidera, nesta sexta-feira (6), o desfile do bloco Vumbora na Via Folia de João Pessoa. A concentração dos foliões terá início às 19h na Avenida Epitácio Pessoa, com previsão de partida do trio elétrico por volta das 21h.
Segundo a organização, cerca de 5 mil pessoas com abadá deverão acompanhar o percurso dentro da corda, enquanto mais de 300 mil foliões são esperados na “pipoca” ao longo dos 1,6 quilômetro de trajeto. Em 2026, o evento chega à sétima edição na capital paraibana.
Os abadás estão à venda no site Ingresso.com e em pontos físicos: Loja Colcci, no Manaíra Shopping, em João Pessoa, e Spazzio, em Campina Grande. Os preços variam de R$ 340 a R$ 700, referentes ao quarto lote de vendas.
Transmissão
Rede Paraíba de Comunicação transmite o desfile ao vivo a partir das 23h na TV aberta (canal 7.1), além das plataformas Globoplay e Jornal da Paraíba. A narração será de Beatriz Freire, com reportagens de Yanka Oliveira e Madu Santos captando o clima da festa.
Esquema de trânsito
A partir da meia-noite, agentes da Semob-JP escoltarão os trios elétricos até o local de concentração próximo ao posto Freeway, na Avenida Epitácio Pessoa. Às 18h, o cruzamento da Epitácio Pessoa com a Rua Prefeito José Leite, no Miramar, será bloqueado.
Os veículos serão desviados pela Rua João Domingo, depois à esquerda na Rua Nevinha Cavalcante, cruzando a Tito Silva e retornando à Avenida Epitácio Pessoa. A partir das 21h, todo o trecho entre a Rua Prefeito José Leite e o Largo de Tambaú ficará fechado nos dois sentidos até as 2h, quando o desfile deve ser finalizado.
Transporte público
A Divisão de Transportes Urbanos (Ditrans) e a Semob-JP reforçam as linhas 507 (Cabo Branco) e 510 (Tambaú) a partir das 17h. Também haverá apoio das linhas circulares 1500 e 5100 a partir das 20h. No encerramento, uma frota extra de 10 veículos auxiliará no retorno dos foliões.
Segurança
Para as prévias de João Pessoa, quase mil profissionais — entre policiais militares, bombeiros e agentes de trânsito — atuarão de 6 a 18 de fevereiro. A Polícia Militar fará policiamento especializado e ostensivo, enquanto a Polícia Civil reforçará plantões e delegacias especializadas.
Os bombeiros prestarão atendimentos de urgência e emergência, serviço de guarda-vidas, distribuição de pulseiras de identificação e blitz em pontos estratégicos. A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa (CGM-JP) contará com 140 agentes, patrulhamento a pé, motopatrulhamento e apoio aéreo com drones para agilizar a resposta a incidentes.
História do bloco
Após deixar o Chiclete com Banana, Bell Marques criou o Vumbora como início de sua carreira solo. Desde 2019 em João Pessoa, o bloco mistura a tradicional sonoridade baiana a uma estrutura moderna de grande porte. Com mais de 40 anos de trajetória, o artista deve apresentar repertório de sucessos que embalaram carnavais em Salvador, micaretas pelo país e eventos locais, como a Micaroa.
O percurso da Via Folia contará com reforço na iluminação, sinalização e segurança, além de pontos específicos de embarque e desembarque para ônibus, táxis e aplicativos, com ações integradas ao poder público visando mobilidade e proteção dos foliões.
Com informações de Jornaldaparaiba



