Na quarta-feira, 11 de junho de 2026, as instituições públicas de ensino superior vinculadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciaram a chamada dos candidatos incluídos na lista de espera. Os convocados nessa etapa terão a oportunidade de ocupar vagas remanescentes que não foram preenchidas durante a chamada regular do processo seletivo.

Esta edição do Sisu 2026 registrou o maior número de inscritos desde a criação do sistema. Os participantes puderam manifestar interesse em apenas um curso de graduação, visando garantir maior assertividade na alocação das 274 mil vagas disponibilizadas inicialmente pelo programa.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação, 99% das vagas ofertadas já foram preenchidas na chamada regular. Após a conclusão dessa etapa, permanecem abertas 2.211 vagas em diversas instituições e cursos em todo o país.

O procedimento de convocação na lista de espera segue os mesmos critérios adotados na chamada regular: a ordem de classificação dos candidatos, a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas) e a disponibilidade de vagas em cada curso.

Acompanhamento das convocações

Os estudantes que aguardam na lista de espera devem acompanhar constantemente o site da universidade em que efetuaram inscrição para verificar a publicação de novas convocações. Cada instituição publica um edital específico com os prazos, os documentos necessários, além dos horários e locais para efetivação de matrícula.

Declaração para matrícula

Para efetivar o procedimento de pré-matrícula, os convocados precisam apresentar o certificado de conclusão do ensino médio. Caso ainda não possuam o documento em mãos, é possível emitir uma declaração de conclusão por meio da Página do Participante do Enem, desde que o candidato tenha mais de 18 anos e tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.

A convocação pela lista de espera representa uma última oportunidade para que os estudantes ingressem no ensino superior público em 2026, garantindo a ocupação de vagas que ficaram em aberto após a chamada principal do Sisu.

Com informações de Jornaldaparaiba