A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) elevou para estado de atenção o nível de suas operações nesta quarta-feira (11), após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta de chuvas intensas com grau de perigo potencial.

Alerta meteorológico

O comunicado, válido até as 23h59 de sexta-feira (13), indica possibilidade de precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora, totalizando até 50 milímetros em 24 horas, além de rajadas de vento que podem atingir entre 40 e 60 quilômetros por hora na região metropolitana.

Medidas preventivas

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, as equipes da Compdec-JP estão preparadas para responder a eventuais ocorrências e reforçaram o monitoramento de áreas suscetíveis a alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores. “Como de costume, durante o período que perdurar o alerta, nós reforçamos as orientações de procurar não se expor a riscos desnecessários, como utilizar eletroeletrônicos durante as chuvas, não se abrigar sob árvores ou redes de energia e evitar transitar por vias com acumulados de água”, ressaltou.

Chaves destacou ainda a importância de observar o nível dos rios e ficar atento a ruídos que possam indicar fissuras ou rachaduras em edificações e encostas, especialmente em pontos mais vulneráveis. Ele recomendou contato imediato com a Defesa Civil em caso de identificação de situações críticas.

Volume de chuva acima da média

Dados do monitoramento apontam que, entre a sexta-feira (6) e a manhã do domingo (8), a Capital acumulou 132,8 milímetros de chuva, ultrapassando em apenas três dias o índice médio histórico de 106,2 milímetros para o mês de fevereiro.

Atendimento 24 horas

A Defesa Civil de João Pessoa opera em regime de plantão permanente, inclusive em feriados e finais de semana. Para solicitações de auxílio, o serviço pode ser acionado pelos números 98831-6885 (WhatsApp) e 199, além do aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”. Em situações de urgência no trânsito, a população deve ligar para 3213-7188 ou 9 8760-2134 (WhatsApp), e para quedas de árvores o contato é 3218-9208 ou pelo mesmo aplicativo.

Com informações de Paraiba