Resgate em açude de Sousa evita afogamento durante evento carnavalesco
Dois homens foram salvos de uma forte correnteza no açude do Distrito de São Gonçalo, em Sousa, no Sertão da Paraíba, na noite de segunda-feira (16). O resgate ocorreu por volta das 22h50 (Brasília UTC-3), segundo informou a Polícia Militar.
O chamado ao atendimento partiu de um morador que alertou policiais sobre dois jovens sendo arrastados pela água e correndo risco de afogamento. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram as vítimas agarradas à vegetação nas margens, tentando resistir à força da corrente.
Uma gravação registrada no momento mostra a atuação dos policiais durante o salvamento. Inicialmente, a equipe tentou alcançar os jovens com o uso de cordas, mas, devido à distância e à intensidade da correnteza, o equipamento não foi suficiente para puxá-los até a margem.
Diante da dificuldade, os militares formaram um cordão humano e entraram na área alagada para realizar o resgate. A estratégia permitiu que os policiais alcançassem as duas pessoas e as retirassem com segurança da água, evitando o afogamento.
Os resgatados têm 29 e 28 anos, respectivamente, e são moradores do município de Sousa. Após serem retirados do açude, ambos foram submetidos a avaliação de saúde e, não apresentando complicações, retornaram às suas residências.
A Polícia Militar ressaltou que a área conhecida como sangria do Açude de São Gonçalo já registrou outros casos de afogamento, alguns deles com desfecho fatal.
O episódio aconteceu durante o encerramento de um evento carnavalesco realizado na localidade. Vídeos do salvamento foram divulgados e registram a atuação dos agentes no local.
O acionamento rápido e a ação coordenada da equipe policial foram determinantes para o desfecho sem vítimas fatais do incidente.
Com informações de G1



