O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta quarta-feira (18), dois avisos de chuva intensa — um de nível amarelo e outro de nível laranja — que atingem 64 municípios do Sertão da Paraíba. As notificações têm validade até as 10h da próxima sexta-feira, dia 20.

O alerta amarelo, classificado como perigo potencial, prevê precipitação com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos que podem alcançar até 60 km/h. Segundo o Inmet, o risco de cortes no fornecimento de energia e de queda de árvores é baixo durante esse nível de alerta.

O aviso laranja, com risco considerado de perigo, aponta possibilidade de chuva mais severa, estimada entre 30 e 600 milímetros por hora, além de rajadas de vento de até 100 km/h. Para esse cenário, o instituto alerta para maior probabilidade de cortes de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de atendimento emergencial, a população deve contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Recomendações do Inmet

No aviso amarelo, o instituto orienta que, em ocorrência de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores — devido ao risco de quedas e descargas elétricas — e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas publicitárias. Recomenda-se também evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

No alerta laranja, além das recomendações do nível amarelo, o Inmet recomenda desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia para reduzir riscos.

Municípios sob alerta

As listas de cidades em alerta amarelo e laranja abrangem os mesmos 64 municípios do Sertão paraibano: Aguiar; Aparecida; Belém do Brejo do Cruz; Bernardino Batista; Boa Ventura; Bom Jesus; Bom Sucesso; Bonito de Santa Fé; Brejo do Cruz; Brejo dos Santos; Cachoeira dos Índios; Cajazeiras; Cajazeirinhas; Carrapateira; Catolé do Rocha; Conceição; Condado; Coremas; Curral Velho; Diamante; Emas; Ibiara; Igaracy; Itaporanga; Jericó; Joca Claudino; Lagoa; Lastro; Manaíra; Marizópolis; Mato Grosso; Monte Horebe; Nazarezinho; Nova Olinda; Olho d’Água Paulista; Pedra Branca; Piancó; Poço Dantas; Poço de José de Moura; Pombal; Princesa Isabel; Riacho dos Cavalos; Santa Cruz; Santa Helena; Santa Inês; Santana de Mangueira; Santana dos Garrotes; São Bentinho; São Bento; São Domingos; São Francisco; São João do Rio do Peixe; São José da Lagoa Tapada; São José de Caiana; São José de Piranhas; São José de Princesa; São José do Brejo do Cruz; Serra Grande; Sousa; Triunfo; Uiraúna; Vieirópolis; e Vista Serrana.

As medidas de prevenção e os telefones de emergência devem ser observados enquanto as áreas permanecerem sob os avisos do Inmet.

Com informações de G1