O número de veículos financiados no Brasil registrou alta em janeiro, totalizando 616 mil unidades entre automóveis leves, motocicletas e veículos pesados, segundo levantamento da Trillia, nova unidade de dados da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Foi o maior volume para um mês de janeiro desde 2008, com crescimento de 9,2% em relação a janeiro de 2025.
Os seminovos foram responsáveis pela maior fatia do total financiado, com 412 mil unidades, avanço de 8,8% no período. Os veículos zero quilômetro também registraram alta: foram 204 mil financiamentos, aumento de 10,1% ante janeiro de 2025.
Desempenho por categoria
Ao considerar apenas os automóveis leves, o financiamento cresceu 8,7% em janeiro frente ao mesmo mês do ano anterior. As operações de crédito para motocicletas tiveram um crescimento mais expressivo, com alta de 21,9%.
Veículos pesados
Na contramão das categorias leves, o financiamento de veículos pesados apresentou retração de 3,2% em janeiro. Dentro desse segmento, as vendas financiadas de caminhões zero quilômetro recuaram 25,1%, enquanto os pesados usados registraram crescimento de 10,9%.
Preços
Os preços médios dos veículos permaneceram praticamente estáveis em janeiro na comparação com dezembro de 2025. A variação média dos usados mostrou queda de 0,30% no mês, e os novos também apresentaram recuo de 0,30% ante dezembro de 2025. Segundo a B3, a perda de intensidade na redução dos preços dos veículos novos apontou para um começo de ano mais estável para o setor.
O levantamento da Trillia compila os financiamentos por tipo de veículo e análise de preços, indicando movimentação distinta entre segmentos novos, seminovos, leves, motos e pesados no mês de janeiro.
Com informações de Agência Brasil



