carteira de trabalho

A Paraíba terminou 2025 com a menor taxa de desocupação da Região Nordeste e o menor índice desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), iniciada em 2012.

Dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o desemprego no estado recuou de 8,3% em 2024 para 6% em 2025.

Em termos absolutos, a redução paraibana foi de 2,3 pontos percentuais entre 2024 e 2025, a segunda maior queda entre as 26 unidades federativas e o Distrito Federal. Apenas Roraima registrou diminuição superior, de 2,5 pontos percentuais, passando de 7,6% para 5,1%.

No âmbito regional, a taxa média de desocupação do Nordeste caiu 1,6 ponto percentual, indo de 8,6% para 7,1%. A movimentação colocou a Paraíba no topo do ranking nordestino, com avanço de cinco posições em relação ao levantamento anterior.

Atualmente, os três estados nordestinos com os menores indicadores de desocupação são Paraíba (6%), Ceará (6,5%) e Maranhão (6,6%). No outro extremo, aparecem Piauí (9,3%), Pernambuco (8,7%) e Bahia (8,7%) com as maiores taxas da região.

A PNAD Contínua também detalha os principais segmentos empregadores na Paraíba no 4º trimestre de 2025. As atividades que concentram maior número de ocupados são: administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (372 mil); comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (326 mil); informação, comunicação e atividades financeiras (172 mil); construção (165 mil); indústria geral (159 mil); agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (156 mil); e serviços domésticos (106 mil).

Marialvo Laureano, secretário da Fazenda do Estado (Sefaz-PB), atribuiu o desempenho favorável a um conjunto de medidas adotadas pelo governo estadual. Segundo ele, investimentos em infraestrutura, gestão fiscal equilibrada que favoreceu a atração de novos investimentos e a cooperação com o setor privado foram determinantes para a geração de empregos e para o destaque da Paraíba em diferentes setores da economia.

A análise do IBGE sobre os dados do mercado de trabalho de 2025 mostra mudança no panorama regional e nacional, com a Paraíba alcançando índices inéditos desde o início da série histórica do PNAD C.

Com informações de Maispb