O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba tem projeção de alta de 2,7% em 2025, percentual superior às estimativas para o Nordeste (1,8%) e para o conjunto do país (2,2%). O dado consta da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, divulgada na sexta-feira (10) e repercutida nesta segunda-feira (13).

De acordo com o estudo, a Paraíba divide a segunda colocação no Nordeste com a Bahia, ficando atrás apenas do Maranhão, cuja expectativa de crescimento é de 3,5% no próximo ano.

Em 2024, o estado já havia registrado o maior avanço percentual do país, com elevação de 8,8% no PIB. O desempenho foi impulsionado, sobretudo, pela indústria, que deverá apresentar expansão de 3,7% em 2025 — resultado acima da média nordestina (1,6%) e nacional (1,7%) e o terceiro mais alto entre os 26 estados e o Distrito Federal.

Mesmo com grande parte do território no semiárido, o agronegócio paraibano deve subir 3,7% em 2024, superando a projeção de 2,3% para o Nordeste.

Responsável por quase 70% da economia estadual, o setor de serviços também tende a crescer 2,7% em 2025. O índice fica acima das expectativas para a região (2,1%) e para o país (2,2%) e garante à Paraíba a segunda melhor marca entre os estados nordestinos, atrás, novamente, do Maranhão (3,2%).

Com esses resultados, a economia paraibana mantém ritmo acima da média regional e nacional, reforçando a tendência de expansão observada nos últimos anos.

Com informações de ClickPB