Duas ruas e uma praça em Campina Grande serão batizadas com o nome do escritor ‘Olavo de Carvalho’, mais conhecido como “Guru de Bolsonaro”, que faleceu no último dia 24 de janeiro, aos 74 anos de idade.
A homenagem foi votada na Câmara Municipal, nesta terça-feira (16) e passa a vigorar no mesmo dia. A proposta foi do vereador, Waldeny Santana (DEM). A matéria contou com o voto contrario da vereadora Jô Oliveira (PCdoB).
A causa da morte do escritor não foi informada, contudo, ele havia sido diagnosticado com Covid-19 oito dias antes. A filha de Olavo, Heloísa de Carvalho, afirmou em uma rede social que a causa da morte foi a Covid-19.
Em vida, Carvalho foi alvo de polêmicas ao negar a gravidade da pandemia em diversas oportunidades. Ele também deixa um legado de artigos, crônicas e textos sobre a ideologia da direita brasileira.
A cidade de Campina Grande é considerada uma ‘ilha’ do bolsonarismo no Nordeste desde 2018, quando Jair Bolsonaro foi o mais votado na cidade nos dois turnos da eleição presidencial.