O senador Efraim Filho (União-PB) defendeu a criação de uma Política Nacional de Proteção ao Ambiente Escolar durante sessão especial do Senado dedicada ao Dia do Professor, comemorado na segunda-feira (16).

Ao abrir o discurso, o parlamentar destacou o papel dos educadores na formação profissional e cidadã. “Todo médico, engenheiro ou qualquer outro profissional começou na sala de aula. O professor é o alicerce da nação”, afirmou.

Efraim chamou atenção para episódios de violência em unidades de ensino e classificou a situação como “afronta ao futuro do país”. Ele ressaltou que a proposta em análise, o Projeto de Lei 5.671/2023, do qual é relator na Comissão de Segurança Pública, prevê ações de prevenção, monitoramento e capacitação de servidores para garantir a segurança de alunos e docentes.

“Proteger as escolas que educam o Brasil é proteger o próprio Brasil”, disse o senador, acrescentando que medidas devem ir além da instalação de equipamentos de vigilância, abrangendo preparo e resposta rápida em casos de emergência.

Para concluir, citou o escritor Ariano Suassuna ao defender que o Brasil seja “realista para encarar os desafios da violência nas escolas, mas esperançoso para construir soluções com coragem e pragmatismo”.

Com informações de Polêmica Paraíba