O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira, 12 de junho de 2026, que vai defender junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) a retomada das obras da ferrovia Transnordestina no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape. O percurso corresponde à ligação entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.
Em maio, o TCU suspendeu a contratação das intervenções nesse trecho até que sejam apresentados estudos que comprovem a viabilidade do empreendimento. A seção da malha ferroviária foi retomada como obra pública após ter sido devolvida pela Transnordestina Logística S.A. (TLSA) em 2022.
“Nós vamos trabalhar junto ao TCU para liberar o mais rápido possível, porque esse trecho da Transnordestina que vem para a Suape já está licitado e contratado. É só o TCU dar o ok que as obras podem começar”, disse Alckmin durante a inauguração do novo terminal de contêineres da APM Terminals, no Complexo Industrial Portuário de Suape.
O governo classifica a obra ferroviária como estratégica por promover desenvolvimento regional, reduzir custos logísticos e gerar empregos. O processo em tramitação no TCU envolve a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério dos Transportes.
A corte determinou que os envolvidos não assumam novos compromissos financeiros relacionados à retomada da construção até que sejam demonstrados de forma adequada a pertinência e o benefício socioeconômico do projeto. Na decisão datada de 6 de maio, o TCU deu prazo de 30 dias para que a Infra S.A., responsável pela licitação, apresente um plano de ação atualizado para conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), já que o estudo utilizado foi elaborado em 2017.
Alckmin declarou que a entrega do estudo “pode ser concluída depois” e que é possível avançar e “já tocar as obras”. No dia 28, o TCU determinou novos ajustes no processo de repactuação da concessão da Transnordestina, impondo restrições ao uso de recursos destinados à reestruturação da malha. A corte proibiu que valores provenientes de indenizações e de conversão de multas sejam utilizados para cobrir obrigações antigas da concessionária; esses recursos deverão ser aplicados exclusivamente em novos investimentos na ferrovia.
Novo terminal de contêineres
Na cerimônia em Suape, foi inaugurado o novo terminal da APM Terminals, do grupo Maersk, com capacidade inicial para movimentar cerca de 400 mil TEUs, o que amplia em 55% a capacidade do complexo portuário pernambucano. A operação é totalmente eletrificada, recebeu investimentos superiores a R$ 2 bilhões e tem potencial de expansão para mais de 1,3 milhão de TEUs por ano.
Alckmin afirmou que o terminal é “o primeiro do país e da América Latina 100% eletrificado”. Durante o evento, ele também assinou, com o prefeito do Recife, Victor Marques, ordens de serviço para obras de drenagem e urbanização dos canais Mauricéia, no Ipsep, e Sanbra, na Estância. Esses trabalhos integram pacote do Ministério das Cidades para prevenção de riscos de desastres e adaptação climática e visam eliminar alagamentos nos bairros Jardim São Paulo e Ribeira, com mais de R$ 60 milhões previstos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), recursos municipais e do Orçamento Geral da União.
Além disso, com o ministro dos Portos e Aeroportos, Tomé Franca, Alckmin participou da assinatura da ordem de serviço para dragagem e readequação da infraestrutura aquaviária do Porto do Recife, com investimento federal de R$ 93,5 milhões e execução prevista até dezembro de 2026. Foi também formalizado o repasse de R$ 14,5 milhões para substituição e modernização das defensas dos berços de atracação do porto.
Com informações de Agência Brasil


