Transmissão: Band
Por Nonato Guedes
Em entrevista exclusiva ao programa Polêmica Paraíba, transmitido pela Band, o senador Efraim Filho (PL) afirmou que, se eleito governador da Paraíba, pretende reduzir tributos já no primeiro mês de sua gestão, em 2027. O pré-candidato do campo de direita, apoiado pelo bolsonarismo, criticou o recente aumento do ICMS de 18% para 20% e afirmou que o ajuste não resultou em maior arrecadação, enquanto empresas fecharam ou recorreram à sonegação. “A redução de tributos será uma das minhas primeiras medidas”, declarou.
Efraim, que ainda não definiu o nome do vice em sua chapa, confirmou que o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga será candidato ao Senado na mesma coligação. O senador disse ter formado uma equipe técnica para elaborar o Plano de Desenvolvimento para a Paraíba, com a participação de especialistas como Erik Figueiredo, ex-presidente do Ipea, e o médico Gláucio Nóbrega, com mestrado e doutorado em governança. Segundo Efraim, o programa de governo priorizará inovação em governança digital, uso de inteligência artificial na administração pública e agilidade nas decisões.
No diagnóstico apresentado, o parlamentar apontou como principais déficits do atual ciclo de governos, que segundo ele se estende por 16 anos, os problemas na segurança pública, no abastecimento de água e o colapso em unidades de saúde. Efraim citou ainda escândalos recentes envolvendo programas sociais e obras na área da saúde, como Prato Cheio, Tá na Mesa, o Trauma, o Metropolitano e o PB Saúde.
O senador recordou sua vitória ao Senado em 2022, quando obteve 617 mil votos, e lembrou que no segundo turno daquele ano o resultado foi 52% a 48%, ressaltando que pequenas margens podem definir alternância de poder. Efraim disse ter sido apontado em 2026 como o melhor mandato de senador do Congresso Nacional por um ranking de observatório de imprensa, informação que apresentou para embasar sua experiência administrativa.
Sobre a pauta federal, Efraim afirmou acreditar na vitória de Flávio Bolsonaro à Presidência e avaliou que o governo Lula não atendeu às expectativas do Nordeste, citando a ausência de obras estruturantes previstas para a região. Entre as obras mencionadas, ele questionou a conclusão de adutoras, trechos da BR-230 e o terceiro eixo da transposição no rio Piancó.
Na avaliação política, Efraim afirmou perceber nas ruas um forte desejo de alternância no comando do Estado e disse ter convicção de chegar ao segundo turno nas eleições estaduais. Comentou ainda sua postura em relação a adversários e ao centro político, afirmando que sua estratégia inclui agregar votos da direita e do centro para vencer a disputa.
Sobre o uso de emendas parlamentares, declarou defender maior transparência e rastreabilidade, mas não as descartou como instrumento para atender demandas locais, citando ações suas para a barragem Acauã e recursos destinados ao Hospital Metropolitano.
O senador também criticou procedimentos do atual governo, mencionando, por exemplo, o leilão da Cagepa, e prometeu, se eleito, reduzir burocracia para empreendedores e revisar taxas aplicadas a energias renováveis.
Ao detalhar o compromisso fiscal, Efraim repetiu que uma de suas primeiras medidas será a redução de impostos no começo de 2027, com o objetivo de valorizar e incentivar a produção no estado.
Com informações de Polemicaparaiba



