Agentes da Polícia Federal deflagraram nesta terça-feira (21) uma operação destinada a coibir a importação e a distribuição de remédios para emagrecimento de procedência desconhecida que vinham sendo utilizados em clínicas médicas.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão: um em uma clínica na cidade do Rio de Janeiro e dois em residências de investigados em São Gonçalo, na região metropolitana.
De acordo com a PF, a investigação teve início após a prisão de um servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O funcionário é acusado de furtar cerca de 100 canetas emagrecedoras que haviam sido retidas pela agência em fiscalizações anteriores. A Anvisa colabora com o inquérito.
Os policiais federais relatam aumento significativo nas apreensões desse tipo de medicamento em fiscalizações aeroportuárias. Importados de forma clandestina, os produtos eram desviados para comercialização ilegal em clínicas.
Segundo a corporação, a entrada irregular desses fármacos oferece risco à saúde pública, pois não há garantia sobre origem, armazenamento ou transporte adequados.
Imagem: Freepik
Os investigados poderão responder pelos crimes de importação e venda de medicamento de procedência ignorada e receptação qualificada.
Com informações de Paraíba Online



