A Prefeitura de João Pessoa mantém, por meio de diferentes secretarias, uma série de cursos profissionalizantes gratuitos que buscam preparar a população para as exigências do mercado de trabalho, fomentar a geração de renda e promover inclusão social.

Programa Eu Posso Aprender

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) capacitou, em 2025, mais de 5 mil pessoas por meio do Eu Posso Aprender. Ao todo, foram oferecidos cerca de 50 cursos de curta duração em parceria com Senac, Senai e empresas privadas. As formações mais procuradas incluem áreas de beleza, gastronomia, turismo e indústria, com destaque para atendimento, camareira, gestão de pessoas, hotelaria, mecânica de automóveis, motocicletas e máquinas pesadas.

Qualifica João Pessoa

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) executa o programa Qualifica João Pessoa, que oferece mais de 70 cursos livres, totalmente on-line e gratuitos, com carga horária entre 40 e 120 horas. Desde 2021, a iniciativa registrou 74.829 inscritos e 43.830 concluintes. Para trabalhadores como Marcos Vinicius, da área de informática, a qualificação tem sido fundamental para ampliar oportunidades profissionais.

Capacitação social da Sedes

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) beneficiou 534 pessoas neste ano com cursos que vão de Artes Sustentáveis em Banners a Eletricista de Instalações Prediais, passando por Pintura em Tecido, Crochê, Informática, Corte e Escova, Manicure e Pedicure, Barbeiro, Decoupagem e Bem-estar.

Inclusão digital para idosos

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) promoveu 15 cursos, atendendo cerca de 350 participantes. Entre eles, o de Informática para Pessoas Idosas formou duas turmas nos bairros de Mandacaru e Vale das Palmeiras, somando 52 alunos com 60 anos ou mais.

Cursos gratuitos da Prefeitura de João Pessoa ampliam acesso à qualificação profissional - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Com diferentes frentes de atuação, os programas profissionalizantes da Prefeitura de João Pessoa se consolidam como porta de entrada para o mercado de trabalho e reforçam o desenvolvimento econômico local.

Com informações de paraiba.com.br