O Tribunal do Júri de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, sentenciou Étipo Jonas Barbosa Pereira a 18 anos e oito meses de reclusão por tentativa de feminicídio contra a ex-namorada. A decisão foi tomada na última sexta-feira (26).
Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), o crime ocorreu em 6 de janeiro de 2023, em uma via pública de Manaíra, também no Sertão. O casal havia encerrado um relacionamento de 10 meses.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, Pereira tentou beijar e abraçar a vítima à força. Após a recusa, ele passou a persegui-la com uma faca. Um homem interveio e impediu a agressão, mas o réu, em seguida, subiu em uma motocicleta e, em alta velocidade, atropelou a mulher pelas costas. Ambos foram socorridos: ela, em estado grave, foi levada para um hospital de Campina Grande; ele, com ferimentos na cabeça, foi encaminhado a uma unidade de saúde em Pernambuco e permaneceu foragido.
O Conselho de Sentença reconheceu as qualificadoras de motivo torpe, uso de recurso que dificultou a defesa da ofendida e crime praticado por razões da condição de sexo feminino. A pena foi agravada porque o acusado é reincidente e já havia sido condenado por agressão à mesma vítima.
A sentença determina que o cumprimento da pena comece em regime fechado, na Cadeia Pública de Princesa Isabel, após o trânsito em julgado, ou em outro presídio indicado pela Vara de Execuções Penais. Já foi expedido mandado de prisão contra Étipo Jonas Barbosa Pereira e comunicado o juízo responsável pela execução penal.
Imagem: Internet
Durante o julgamento, o promotor de Justiça Ernani Lucas Menezes destacou a relevância da condenação e ressaltou a necessidade de fortalecer a rede de apoio às mulheres para quebrar o ciclo da violência doméstica.
Com informações de MaisPB



