O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) contabilizou 233 denúncias de assédio no ambiente profissional nos primeiros seis meses de 2025, o que equivale a cerca de duas ocorrências por dia. Desse total, 216 apontam assédio moral e 17, assédio sexual.
Para debater o tema e marcar o encerramento da campanha Setembro Amarelo – Saúde Mental no Trabalho, o MPT promove o evento No Acolhimento do Samba nesta terça-feira (30), às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande.
Programação busca unir cultura e prevenção
A atividade é organizada em parceria com a Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador (GSE) de Campina Grande. A agenda inclui palestra da psicóloga Josiplessis Marques, roda de samba com a cantora Savanna Aires e momento terapêutico conduzido pelo humorista Zé Lezin.
Números reforçam necessidade de denúncia
Somente no primeiro semestre de 2025, o MPT-PB recebeu 216 registros de assédio moral. Ao longo de 2024, foram 420 queixas. A procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, coordenadora regional da Coordigualdade/MPT, destaca que denunciar é essencial para permitir a atuação do órgão.
Participação de representantes do MPT
O encontro contará ainda com a presença do procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley, e do procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, responsável pela Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho.
Imagem: Internet
Canais para registrar queixas
As denúncias podem ser encaminhadas pelo site do MPT na Paraíba (prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias), pelo portal nacional (mpt.mp.br) ou via WhatsApp, pelo número (83) 3612-3128. O denunciante pode optar pelo anonimato ou sigilo.
Com informações de MaisPB



