O presidente da Aena Brasil apresentou o Plano de Gestão de Infraestrutura (PGI) para ampliar o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na região metropolitana de João Pessoa. A iniciativa visa atender ao aumento da demanda impulsionada pelos bons resultados econômicos e pelo crescimento do turismo na Paraíba.

O projeto de expansão inclui a construção de uma nova ponte de embarque e a implantação de medidas de segurança, como um plano de ação para reforçar a proteção do perímetro operacional. Essas intervenções devem garantir maior conforto e segurança aos passageiros e otimizar as operações do terminal.

O anúncio ocorreu em meio a outros investimentos em curso no estado, que devem contribuir para o incremento do fluxo turístico. Entre essas ações está a consolidação do Polo Turístico Cabo Branco, com a inauguração do primeiro resort já programada, além da instalação do Centro Internacional de Computação Quântica (Ciquanta), pioneiro no Brasil e previsto para fomentar o turismo científico na região.

No Sertão paraibano, o radiotelescópio Bingo e a futura Cidade da Astronomia também devem atrair visitantes especializados, ampliando o leque de opções de turismo científico e cultural no estado.

Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), destacou que a expansão do aeroporto reflete o atual momento positivo da Paraíba. “Dos aeroportos administrados pela Aena, o de João Pessoa foi o que apresentou o maior crescimento no Nordeste. Isso é resultado dos investimentos da gestão do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro para atrair mais turistas — hoje a Paraíba vive seu melhor momento e isso atrai as pessoas. Como disse o governador, essa expansão é fundamental para que estejamos ainda mais preparados”, afirmou.

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, reforçou o argumento, apontando que os bons números de passageiros registrados no Aeroporto Castro Pinto anteciparam o cronograma de ampliação. “Graças à elevação do fluxo, fruto do trabalho de todo nosso time de governo, foi possível antecipar o projeto de expansão após atingirmos um marco expressivo de movimentação de passageiros”, explicou.

Com a execução do PGI, a Aena pretende modernizar o terminal e adequar sua infraestrutura às perspectivas de crescimento, consolidando João Pessoa como destino estratégico para o turismo de lazer e de negócios.

Com informações de Paraiba