Quatro estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) conquistaram medalhas de ouro na edição 2023 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). As vencedoras Sandja Gilmara da Silva Godeiro, do Campus Catolé do Rocha; Izadora de Medeiros Pereira Sousa, do Campus Patos; e Heloiza Pereira Bezerra, do 2º ano do Campus Campina Grande; além de Lucas Alves de Souza, do 1º ano do Campus Cabedelo, alcançaram o topo do pódio na categoria referente ao 2º ano do ensino médio.

Com participação de 5,2 milhões de inscritos provenientes de 5.118 municípios, a ONC realiza a cerimônia oficial de premiação em 3 de dezembro, às 10h, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O professor de Biologia Marlon Delgado Melo, tutor de Sandja, acompanhará a solenidade.

Desempenho individual

Sandja, aluna do curso técnico em Administração, destaca-se em competições científicas desde os primeiros anos escolares. Residindo em Patu, no Rio Grande do Norte, ela viaja diariamente a Catolé do Rocha desde os oito anos para estudar. “Essa medalha confirmou que a dedicação transforma destinos e mostrou que vale a pena estudar”, comemorou.

A estudante explica que a segunda fase da ONC, composta por questões discursivas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química, foi o maior desafio. “São questões densas de várias disciplinas, com apenas duas horas para responder”, detalhou.

Segundo o professor Marlon, a vitória evidencia a formação oferecida pelo IFPB. Ele descreveu Sandja como “aluna exemplar, estudiosa e com objetivo de cursar Medicina”.

Outros premiados do instituto

Além dos ouros, o IFPB registrou mais dez premiações. No Campus Catolé do Rocha, Ruan Gonçalves dos Santos, do 2º ano, recebeu bronze. O Campus Patos somou prata para Maria Laura Bezerra da Nóbrega, Isabella Medeiros dos Santos e Yannara Ysla Italiano Nóbrega, além de menção honrosa para Danillo Endew Assis Dantas, todos do 3º ano.

Em Campina Grande, Deborah Rayssa Mota Silva, do 3º ano, garantiu prata, e Gabrielly de Araújo Silva Souza ficou com menção honrosa. O Campus Cabedelo já havia comemorado o ouro de Lucas Alves de Souza, enquanto o Campus Princesa Isabel celebrava as pratas de Gabriel Henrique da Silva, do 1º ano, e Mirelly Lopes de Lima, do 2º. No Campus Esperança, receberam menção honrosa as alunas Isabela Oliveira Martins e Mikaelly Martins de Souza, ambas do 1º ano.

A Olimpíada Nacional de Ciências é dividida em duas fases: a primeira, com questões objetivas, e a segunda, com perguntas abertas. A competição integra o Programa Ciência na Escola, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com sociedades científicas.

Com informações de Clickpb