Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) cujo Número de Inscrição Social (NIS) termina em 2 recebem nesta quinta-feira, 11 de dezembro, a parcela de R$ 110 do Auxílio Gás.

O pagamento, que segue o calendário do Bolsa Família, contempla neste mês 4,4 milhões de lares e mantém o valor equivalente a 100% do preço médio de um botijão de 13 quilos, regra em vigor desde a Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim de 2022.

O benefício é creditado a cada dois meses e, em dezembro, será liberado de forma escalonada até o dia 23, quando recebem os beneficiários com NIS final 0. Na quarta-feira (10), já haviam sido atendidos os inscritos com final 1.

Para ter acesso ao auxílio, é obrigatório:

  • estar registrado no CadÚnico;
  • ter, no mínimo, um integrante da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A legislação que instituiu o programa estabelece prioridade para a mulher responsável pela unidade familiar. Mulheres vítimas de violência doméstica também têm preferência na ordem de pagamento.

O Auxílio Gás tem vigência prevista até dezembro de 2026, período em que seguirá amparando as famílias de baixa renda na aquisição do gás de cozinha.

Transição para o programa Gás do Povo

Em setembro, o governo federal lançou o Gás do Povo, iniciativa que substituirá gradualmente o Auxílio Gás. A nova modalidade não transfere recursos em dinheiro: a família contemplada retira a recarga do botijão em revendedoras credenciadas.

O objetivo é ampliar o alcance do subsídio, passando das atuais 4,4 milhões para cerca de 15 milhões de famílias. A fase inicial começou no fim de novembro, quando 1 milhão de lares passaram a receber o benefício in natura em dez capitais: Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.

Enquanto o novo programa avança, o Auxílio Gás continua operando normalmente, garantindo o subsídio integral do botijão a cada dois meses para os atuais beneficiários.

Com informações de Agência Brasil