João Pessoa – Um avião de pequeno porte que transportava o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), realizou um pouso de emergência na manhã deste sábado, 27 de setembro, na zona rural de Alagoa Grande, Brejo paraibano.

Segundo a Secretaria de Comunicação da capital, a aeronave apresentou uma pane técnica durante o trajeto de retorno de Sousa para João Pessoa, obrigando o piloto Carlos Duarte a procurar um local seguro para aterrissagem. O pouso ocorreu em uma área de pastagem da Fazenda São José.

Passageiros ilesos

Viajavam no avião o prefeito, os assessores Kauê Braga e Dudu Lins, além do piloto. Nenhum ocupante ficou ferido. Após o pouso, o grupo percorreu um trecho de mata em um trator até alcançar uma via de acesso, de onde seguiria de carro para a capital.

Relato do prefeito

Em vídeo gravado logo depois do incidente, Cícero Lucena descreveu a perda repentina de potência do motor e agradeceu por não haver vítimas. “Encontramos um espaço onde o capim estava sendo cortado para silagem e conseguimos pousar com segurança”, afirmou.

Detalhes da aeronave

De acordo com registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião é um Neiva EMB-711C “Corisco”, prefixo PT-NON, fabricado em 1977, com capacidade para três passageiros. A documentação de aeronavegabilidade estava regular e o equipamento era destinado a serviços aéreos privados.

Piloto seguiu procedimentos

O comandante Carlos Duarte informou ter tido entre três e quatro minutos para decidir a manobra. “Fiz a aterrissagem sem potência seguindo o manual da fabricante e os checklists previstos. Houve apenas danos ao trem de pouso e à asa direita”, relatou.

Investigação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, já coletou dados da ocorrência. O órgão vai apurar as causas e divulgará um relatório final com recomendações de segurança.

O prefeito cumpria agenda no interior como parte das articulações de sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026.

Com informações de g1