Uma tempestade com descargas elétricas e ventos fortes provocou estragos em Patos, no Sertão da Paraíba, na quinta-feira (5). Moradores registraram, por meio de vídeos que circulam nas redes sociais, o desabamento parcial do teto de uma concessionária de veículos e postes de metal quebrados ao meio.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém Patos sob alerta para chuvas intensas, com previsão de até 50 mm em 24 horas e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h. Ao todo, 157 municípios paraibanos, a maioria no Sertão, estão na lista de áreas com risco de precipitações fortes.
Nas imagens gravadas por populares, é possível ver o teto de uma loja de automóveis cedendo sobre alguns carros no pátio. Em outro registro, postes de material metálico aparecem dobrados ao meio pela força do vento. Também foi filmada a queda de uma tenda instalada para as festividades de pré-carnaval do município.
Moradores do entorno do Estádio Municipal José Cavalcanti compartilharam vídeos que mostram relâmpagos iluminando o céu e o estrondo dos trovões durante a chuva. O equipamento esportivo recebe as partidas do Nacional-PB, e as imagens revelam a intensidade das descargas elétricas na região.
A Defesa Civil de Patos informou que está atuando em diversos pontos afetados e que não há registro de pessoas feridas em decorrência das chuvas ou dos incidentes ocasionados pelos ventos e raios.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que, até a última atualização, Patos acumulou 15,6 mm de chuva. Em municípios vizinhos, como Teixeira, o volume registrado chegou a 85 mm.
Na quarta-feira (4), a região do Sertão também foi atingida por precipitações intensas. Teixeira recebeu 82 mm, São Bento registrou 72 mm e Bernardino Batista, 62 mm no mesmo período.
A meteorologista Carmen Becker, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), explicou que esse tipo de chuva “de trovoadas” é comum na estação, caracterizada por nuvens convectivas que provocam descargas elétricas e volumes elevados em áreas restritas.
Para os próximos dias, novas precipitações são esperadas no Sertão da Paraíba, com alta probabilidade de raios. As autoridades recomendam atenção às orientações da Defesa Civil e evitarem locais abertos durante as descargas elétricas.
Com informações de G1



