O presidente estadual do PDT, Marcos Ribeiro, recém-nomeado secretário executivo de Administração do Governo da Paraíba, declarou nesta quinta-feira (16) que a legenda pretende integrar o projeto eleitoral do governador João Azevêdo (PSB) e do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) nas eleições de 2026.

A indicação de Ribeiro para o cargo foi publicada no Diário Oficial do Estado e, segundo ele, consolida a presença do partido na base governista já a partir do próximo ano.

Relação com a Prefeitura de João Pessoa

Apesar de integrar também o grupo político do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), que se apresenta como pré-candidato ao Palácio da Redenção, o dirigente diferenciou as alianças. Em entrevista à CBN João Pessoa, afirmou que o vínculo com a gestão municipal é “administrativo e programático”, enquanto o apoio ao governador tem caráter eleitoral.

Nas eleições de 2024, o PDT elegeu dois vereadores na capital paraibana, ambos alinhados à administração de Lucena na Câmara Municipal.

Convite a Lucas Ribeiro

Ribeiro acrescentou que o partido estuda convidar o vice-governador para filiação. “Lucas pensa e age de forma muito próxima ao que defendemos. Para nós seria muito positivo”, afirmou, ressaltando que não há “aliciamento”, mas sim apresentação de uma “linha de conduta”.

O presidente estadual ainda confirmou intenção de apoiar João Azevêdo em possível disputa ao Senado e Lucas Ribeiro ao governo em 2026. No mês passado, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, já havia sinalizado à emissora que uma aliança com o grupo governista era “bem provável”.

Com a nomeação de Marcos Ribeiro e as declarações públicas, o PDT reforça sua aproximação com o Executivo estadual, ainda que mantenha participação na base de Cícero Lucena na capital.

Com informações de Jornal da Paraíba