O Teatro Íracles Brocos Pires (ICA), em Cajazeiras, recebeu na última quarta-feira (1º) a etapa regional do Arte em Cena 2025, festival que mobilizou estudantes de 33 escolas da 9ª Gerência Regional de Ensino (GRE). O encontro teve como tema “Ariano e sua Sina: Raízes Nordestinas na Paraíba Armorial” e reuniu produções em artes visuais, fotografia, audiovisual, literatura, teatro, dança e música.

Idealizado para fortalecer a presença da arte nas escolas estaduais da Paraíba, o projeto é promovido pela 9ª GRE em parceria com o Governo do Estado. De acordo com a gerente regional e coordenadora do evento, Fernanda Chagas, o festival ocorre desde 2015, com edições anuais a partir de 2017. “Além de desenvolver talentos, o Arte em Cena incentiva o protagonismo juvenil e reforça a identidade cultural paraibana”, ressaltou.

Participação abrangente

Todas as unidades da rede na região inscreveram trabalhos em diferentes faixas etárias: Kids (anos iniciais do ensino fundamental), Kids2 (anos finais), Teen (ensino médio) e nas modalidades remotas EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PPL (Pessoas Privadas de Liberdade). Ao todo, 15 municípios estiveram representados.

Experiência dos estudantes

Entre os participantes, o aluno Gabriel Duarte, 17 anos, da ECIT Cristiano Cartaxo, destacou a oportunidade de apresentar uma coreografia: “Sempre sonhei em participar. Nossa professora Paloma nos motivou desde o início e foi emocionante subir ao palco”, afirmou.

Os vencedores em cada categoria avançam para a etapa estadual, que reunirá projetos selecionados de todas as gerências regionais.

Com informações de Diário do Sertão