João Pessoa entrou para a história da medicina em 10 de outubro de 2025 ao sediar a primeira telecirurgia robótica do mundo realizada com conexão de internet de baixo custo. O procedimento ocorreu durante a 54ª Convenção Nacional Unimed, no Centro de Convenções da capital paraibana, e conectou a cidade a Curitiba (PR) por 3.200 quilômetros.

Na fase experimental, um suíno localizado no centro de treinamento cirúrgico Scolla, em Curitiba, foi operado remotamente. O controle do robô partiu do auditório da convenção, diante dos participantes do evento.

Programa de Cirurgia Robótica e Telecirurgia

A iniciativa faz parte do Programa de Cirurgia Robótica e Telecirurgia da Unimed do Brasil, idealizado e liderado por Gualter Lisboa Ramalho, diretor de Marketing e Mercado da Unimed do Brasil e presidente da Unimed João Pessoa, com coordenação de Gustavo Ribeiro Neves, presidente da Unimed Sorocaba (SP).

O programa é estruturado em três comitês: Científico-Regulatório, sob responsabilidade de Petrúcio Sarmento (Unimed João Pessoa); Capacitação e Treinamento, liderado por Marcelo de Paula Loureiro (Unimed Curitiba); e Negócios, chefiado por André Germano dos Santos Leite (Unimed Serra Gaúcha).

Equipes envolvidas

Profissionais de diversas cooperativas e empresas contribuíram para o feito. A equipe de Tecnologia da Informação reuniu especialistas da Unimed João Pessoa, Unimed do Brasil (SP) e Unimed Federação Paraná. O suporte local no Centro de Convenções contou com integrantes da infraestrutura da Unimed João Pessoa.

João Pessoa registra a primeira telecirurgia robótica do mundo usando internet convencional - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

A operação recebeu apoio de entidades como Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Ligga Telecom, Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), HostDime Brasil, UpLink, Soow Sigma e Fortinet. A assistência ao animal foi conduzida pela médica veterinária Thaís Casagrande, com aprovação de comitês de pesquisa animal em Curitiba e João Pessoa.

Entre os parceiros estratégicos do projeto estão a Scolla, David Medical, Edge Medical e Ortoteck, além de um time de cooperados da Unimed João Pessoa que participou de todas as etapas preparatórias.

Com informações de MaisPB