O prefeito de Bernardino Batista, Aldo Andrade, e o vice-prefeito Matheus Gomes se reuniram em Brasília, em 8 de outubro de 2025, com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, para reivindicar a implantação de um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) no Alto Sertão paraibano.

Representando o município no âmbito do CONDESPB (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável e Inovação do Estado da Paraíba), os gestores argumentaram que o equipamento permitirá descentralizar o atendimento médico e ampliar o acesso a exames como tomografia, ultrassonografia, mamografia, endoscopia e raios X. A proposta busca reduzir filas de espera e evitar deslocamentos de pacientes a grandes distâncias.

O pedido conta com o apoio de vários municípios integrantes do consórcio, que defendem a união de esforços entre prefeituras, Ministério da Saúde e bancada federal para viabilizar investimentos na rede pública regional.

Além da audiência na pasta federal, Aldo Andrade e Matheus Gomes visitaram o gabinete do deputado federal Wilson Santiago. Na pauta, solicitaram emendas e recursos para aquisição de equipamentos, melhoria da infraestrutura de saúde e fortalecimento de programas municipais.

Prefeito e vice de Bernardino Batista pedem Centro de Diagnóstico por Imagem ao Ministério da Saúde - Imagem do artigo original

Imagem: José Dias Neto

Após os encontros, os gestores classificaram as tratativas como produtivas e demonstraram otimismo quanto à instalação do CDI e à liberação de novos investimentos para Bernardino Batista.

Com informações de Diário do Sertão