O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu que o auxílio-alimentação dos mesários será quitado por meio de Pix nas eleições gerais de 2026.

A definição foi tomada pelo presidente da Corte, desembargador Oswaldo Trigueiro, durante reunião com representantes do Banco do Brasil e servidores dos setores administrativo e de tecnologia da informação do tribunal.

O modelo utilizará a chave CPF para repasse dos valores. A mesma tecnologia foi aplicada pelo Banco do Brasil nas eleições municipais de 2024.

O TRE-PB participou da fase de testes do sistema, mas não aderiu imediatamente, alegando necessidade de ajustes para reforçar a segurança operacional. Com o êxito da ferramenta em grandes colégios eleitorais, como São Paulo, o órgão paraibano confirmou a adoção do Pix para o próximo pleito.

Segundo a diretora-geral do TRE-PB, Alexandre Cordeiro, a mudança elimina a prática de pagamentos em dinheiro, que ainda eram realizados pelos chefes de cartório no dia da votação. “Avançamos muito em vários aspectos das eleições, mas continuávamos a pagar mesários como há 20 anos”, afirmou.

Os detalhes sobre prazos, valores e instruções aos mesários serão divulgados pelo tribunal à medida que o calendário eleitoral de 2026 se aproximar.

Com informações de ClickPB