A Unimed João Pessoa apresenta nesta terça-feira (7) o livro “A missão”, obra que reúne relatos do combate à covid-19 na cooperativa. O lançamento ocorre às 17h30, no Espaço Vida, e será acompanhado da exposição “Vozes da Missão”.
Publicada pela Editora Gente, a edição tem 192 páginas com depoimentos de médicos, profissionais de saúde, pacientes e gestores que atuaram na maior crise sanitária recente. Os textos destacam solidariedade, humanismo e coragem diante do vírus.
O prefácio é assinado pelo presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior, que classifica o livro como “tributo à vida, à ciência e ao cooperativismo médico”.
Referência nacional
Durante a pandemia, a Unimed João Pessoa adotou estratégias que combinaram tecnologia, inovação e assistência humanizada, tornando-se referência no país. Entre os marcos do Hospital Alberto Urquiza Wanderley estão:
- primeira unidade do Sistema Unimed a aplicar plasma convalescente em pacientes;
- primeiro hospital do Nordeste a usar tomografia por bioimpedância elétrica para monitorar a função respiratória;
- pioneirismo na Paraíba na terapia ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea);
- aquisição do Helmet, capacete que reduz a necessidade de intubação.
Do primeiro caso confirmado no Alberto Urquiza, em 9 de março de 2020, até 31 de dezembro de 2023, os serviços próprios da cooperativa registraram mais de 200 mil atendimentos relacionados à covid-19, sendo cerca de 91 mil no hospital. A taxa de letalidade foi de 0,33%, o equivalente a 656 mortes.
Imagem: Divulgação
O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, assina a introdução da obra. “Nossa missão era salvar o maior número de vidas possível”, afirma o gestor, que considera o objetivo alcançado.
Além de celebrar vidas preservadas, o livro presta homenagem aos profissionais da linha de frente e às vítimas da doença.
Com informações de paraiba.com.br



