O Colégio da Polícia Militar da Paraíba (CPM-PB) anunciou a abertura de 411 vagas para o ano letivo de 2026, ampliando o acesso de estudantes ao Ensino Fundamental II, que abrange do 6º ao 9º ano. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado, 13.

As inscrições serão presenciais e acontecerão na secretaria do CPM-PB, localizada na Rua Maria Alves da Silva, s/nº, Mangabeira VII, em João Pessoa. O atendimento ocorrerá das 8h às 16h nos dias 15, 16, 17, 18 e 22 deste mês.

Documentação exigida

Para registrar o interesse, o candidato ou seu responsável deve apresentar uma série de documentos:

– declaração original da escola de origem constando o ano cursado ou concluído com aprovação em 2025, assinada pelo gestor ou secretário escolar, válida por 30 dias;
– documento de identidade do responsável legal;
– original e cópia da certidão de nascimento do estudante, além de RG e CPF do candidato.

Distribuição das vagas

Do total ofertado, 235 vagas são reservadas para filhos e netos de policiais militares da Paraíba, 157 destinam-se à ampla concorrência e 19 são exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD). A quantidade por série consta na página 18 do Diário Oficial em que o edital foi publicado.

Sorteio e matrícula

Os inscritos participarão de sorteio público marcado para os dias 6 e 7 de janeiro de 2026, a partir das 9h, no auditório do colégio. Os contemplados deverão efetuar matrícula entre 12 e 20 de janeiro do mesmo ano, prazo estabelecido no edital.

Expansão da unidade

A abertura das novas vagas foi possível graças à expansão estrutural do CPM-PB. Um prédio anexo, com entrega prevista para fevereiro, aumentará a capacidade física da escola. No início do mês, o colégio já havia sorteado 143 vagas para turmas do 6º ano, 9º ano e 1ª série do Ensino Médio Integrado.

Com o novo edital, a instituição passa a ofertar 554 oportunidades no total, número considerado o maior de sua história.

Com informações de Maispb