O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu 1 ponto em outubro, atingindo 47,2 pontos, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (13). Apesar da melhora, o indicador completa dez meses consecutivos abaixo da marca de 50 pontos, limite que separa confiança de falta de confiança.

Condições atuais e expectativas

Os dois componentes do Icei mostraram avanço. O Índice de Condições Atuais passou de 41,9 para 43,2 pontos, alta de 1,3 ponto, indicando percepção menos negativa sobre a situação das empresas e da economia brasileira nos últimos seis meses. Já o Índice de Expectativas, que projeta o cenário para os próximos seis meses, aumentou 2,9 pontos e chegou a 49,1 pontos, terceira elevação seguida, mas ainda abaixo da zona considerada positiva.

Para o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, é cedo para afirmar que a confiança será recuperada. “O fim do ano costuma ser mais favorável para a indústria e isso tende a se refletir nas expectativas. É possível que o Icei melhore, mas não que essa falta de confiança que vem desde o início do ano se reverta”, avaliou.

Metodologia

O levantamento, realizado entre 1º e 7 de outubro, ouviu 1.164 empresas em todo o país, sendo 458 de pequeno porte, 444 médias e 262 grandes.

Com informações de Agência Brasil