O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o senador Flávio Bolsonaro (PL) por 15 pontos percentuais caso o segundo turno da eleição presidencial fosse realizado hoje, indica pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 6 de dezembro. O levantamento foi feito entre terça-feira (2) e quinta-feira (4) com 2.002 eleitores em todo o país.

Segundo o instituto, Lula alcança 51% das intenções de voto, enquanto Flávio obtém 36%. A diferença coloca o petista à frente fora da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Desempenho em outros cenários de segundo turno

O Datafolha avaliou ainda outras quatro disputas diretas envolvendo Lula:

  • Lula x Tarcísio de Freitas (Republicanos): 47% a 42%;
  • Lula x Ratinho Jr. (PSD): 47% a 41%;
  • Lula x Eduardo Bolsonaro (PL): 52% a 35%;
  • Lula x Michelle Bolsonaro (PL): 50% a 39%.

Na comparação com a rodada anterior, realizada em julho, Lula oscilou positivamente em todos os confrontos, enquanto os adversários mantiveram estabilidade ou perderam um ponto.

Cenários de primeiro turno em 2026

Além das simulações de segundo turno, o instituto testou cinco possibilidades de primeiro turno para 2026. Em um deles, o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi incluído, apesar de ele estar inelegível após condenação no Supremo Tribunal Federal. Nos demais, aparecem aliados e familiares do ex-chefe do Executivo.

No confronto que envolve Flávio Bolsonaro, o placar fica da seguinte forma:

  • Lula: 41%;
  • Flávio Bolsonaro: 18%;
  • Ratinho Jr.: 12%;
  • Ronaldo Caiado (União Brasil-GO): 7%;
  • Romeu Zema (Novo-MG): 6%.

Quando Eduardo Bolsonaro substitui o irmão, o quadro se repete: Lula soma 41%, Eduardo tem 18%, Ratinho Jr. 12%, Caiado 7% e Zema 6%.

No cenário com Michelle Bolsonaro, há leve avanço para o grupo político do PL. O ex-presidente permanece com 41%, enquanto a ex-primeira-dama atinge 24%. Ratinho Jr. registra 10%, Caiado 6% e Zema 5%.

Na simulação que coloca Tarcísio de Freitas como principal adversário, Lula lidera com 41%, seguido pelo governador paulista, que marca 23%. Ratinho Jr. aparece com 11%, Caiado tem 6% e Zema, 3%.

Conforme informou o Datafolha, as entrevistas foram presenciais, distribuídas em 135 municípios. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Com informações de Polemicaparaiba