Construções erguidas sem autorização na faixa de marinha da orla de Lucena, no litoral norte da Paraíba, foram derrubadas na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro de 2025. Palhoças, madeiramentos e um trailer foram removidos durante a operação, que integra o acordo firmado em julho entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Prefeitura de Lucena para desocupar totalmente a área litorânea.

O procurador da República João Raphael explicou que a iniciativa é contínua e tem como objetivo evitar novos danos ambientais, impedir novas ocupações irregulares e garantir o equilíbrio entre a preservação dos ecossistemas costeiros e atividades econômicas sustentáveis. As únicas edificações mantidas são estruturas tradicionais utilizadas por pescadores locais como apoio à pesca.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura disponibilizou um caminhão baú para retirada de móveis, dois caminhões caçamba, uma retroescavadeira, uma pá-carregadeira e mobilizou dez trabalhadores para os serviços de demolição e limpeza. Todo o material recolhido será armazenado na sede da pasta até que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) defina a destinação final.

As concessionárias Energisa e Cagepa foram notificadas a interromper o fornecimento de energia elétrica e água nas estruturas demolidas. A próxima etapa da operação está marcada para sexta-feira, 3 de outubro, no trecho entre Camaçari e o Centro de Lucena.

Com informações de g1