O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) questionou, na sessão desta terça-feira (30) da Assembleia Legislativa da Paraíba, a transferência de obras do Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC), em Campina Grande, para o Palácio da Redenção, em João Pessoa. Segundo o parlamentar, haveria suspeita de desvio das peças.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) informou que as obras foram cedidas por meio de um convênio de intercâmbio cultural firmado com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Furne), responsável pelo acervo do MAAC. O acordo foi publicado antes do pronunciamento de Tovar.
O termo prevê o empréstimo temporário de dez obras para a mostra de abertura do Museu de História da Paraíba, cuja inauguração está marcada para sexta-feira (3), no Palácio da Redenção. Entre as peças estão Perna de Pau, de Cândido Portinari, e Jesus, de Pedro Américo.
De acordo com a Secult, a cessão foi aprovada pelo Ministério Público da Paraíba e pelo Conselho Diretor da Furne, não havendo indícios de irregularidade. A proposta partiu do campinense Chico Pereira, com o objetivo de divulgar o acervo paraibano a visitantes de todo o estado e turistas.
Imagem: Internet
Com a inauguração, o governo estadual pretende tornar o Palácio da Redenção um espaço permanente de exposições sobre a história e a arte da Paraíba, enquanto as obras do MAAC retornarão a Campina Grande após o período acordado.
Com informações de Polêmica Paraíba



