Brasília – Mais de 5 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade começam a receber nesta segunda-feira (20) a parcela de R$ 108 do Auxílio Gás, que cobre integralmente o preço médio do botijão de 13 quilos de gás de cozinha.

O cronograma segue as datas do Bolsa Família e, nesta primeira etapa, atendem os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 1. Os pagamentos avançam de forma escalonada até 31 de outubro, quando será a vez dos inscritos com NIS final 0.

Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinará pouco mais de R$ 542 milhões ao programa, que é creditado bimestralmente.

Transição para o programa Gás do Povo

Lançado em setembro, o Gás do Povo substituirá gradualmente o Auxílio Gás. Pela nova modalidade, as famílias farão a retirada da recarga do botijão em revendedoras credenciadas, sem recebimento direto em dinheiro. A expectativa oficial é triplicar o número de favorecidos, chegando a cerca de 15 milhões de lares.

O Auxílio Gás foi criado para mitigar o impacto das oscilações no preço do gás de cozinha sobre o orçamento doméstico das famílias de baixa renda.

Com informações de Agência Brasil