O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira (22) que o leilão da área SSB01 do Porto de São Sebastião, no litoral norte paulista, será realizado até abril de 2026.
Investimentos previstos
O projeto contempla a modernização de aproximadamente 426 mil m² de área operacional, a construção de um novo píer de atracação, expansão do pátio, instalação de um sistema para carga e descarga de caminhões e a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso.
De acordo com a pasta, a obra deve gerar cerca de 5 mil empregos durante a fase de construção e outros 1,3 mil postos permanentes na etapa de operação.
Modelo multipropósito
A proposta é transformar São Sebastião em um porto multipropósito. O formato definitivo será debatido em reunião nos próximos dias, em Brasília, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Leilões na B3
Pela manhã, na sede da B3, em São Paulo, o ministro acompanhou dois leilões:
- arrendamento da área RDJ07, no Porto do Rio de Janeiro, vencido pela Petrobras;
- concessão do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto de Maceió, arrematada pelo consórcio Britto-Macelog II.
À tarde, Costa Filho participa do leilão de concessão do acesso aquaviário do Porto de Paranaguá (PR), o primeiro do tipo no país, com expectativa de atrair mais de R$ 1 bilhão em investimentos.
Imagem: Paulo Pinto
Meta de 60 leilões
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja concluir 60 leilões portuários até o fim do mandato. Até agora, 35 foram realizados. O ministro afirmou que, em quatro anos, o total deve chegar a 60 ou 61 processos, incluindo o Tecon 10, no Porto de Santos, e o primeiro leilão de canal de acesso.
Tecon 10
O leilão do terminal de contêineres Tecon 10, no Porto de Santos, está previsto para ocorrer até o fim deste ano. O edital aguarda apreciação do ministro Antonio Anastasia no Tribunal de Contas da União (TCU). Costa Filho informou que visitará o relator na próxima semana para discutir o cronograma.
Com informações de Agência Brasil



