A segurança pública é apontada como principal preocupação pelos nordestinos, revela levantamento Genial/Quaest divulgado em 11 de fevereiro de 2024. Segundo a pesquisa, 35% dos entrevistados na região citam a violência como o maior problema do país às vésperas das eleições de 2026.
O estudo realizado entre os dias 5 e 9 de fevereiro ouviu 2.004 brasileiros em todas as regiões do país, incluindo o Nordeste. A margem de erro é de alguns pontos percentuais, com confiança de 95%.
Na sequência das preocupações nordestinas, questões sociais e saúde aparecem empatadas, com 17% das menções cada uma. A economia surge na terceira posição, com 12%, seguida por corrupção (9%). Educação e outros temas somaram 5% das citações.
Contexto nacional
A nível nacional, a insegurança também se destaca, mas com percentual inferior ao registrado no Nordeste. Em média, 27% dos brasileiros consideram a segurança pública o principal desafio a ser enfrentado pelo país.
Avaliação sobre o rumo do país
O levantamento avalia ainda a percepção dos nordestinos em relação ao direcionamento do Brasil. Metade (45%) acredita que o país está na direção certa, enquanto outros 45% afirmam o contrário. Outros 10% dos entrevistados preferiram não opinar ou não souberam responder.
Especialistas ressaltam que o elevado índice de insegurança pode influenciar o cenário eleitoral de 2026, uma vez que a violência em diversas cidades, o domínio territorial de facções criminosas e o agravamento da sensação de risco reforçam a importância do tema entre o eleitorado.
Além dessas questões, o levantamento coleta dados sobre temas complementares, mas sem peso comparável ao da segurança pública na agenda dos nordestinos.
O estudo Genial/Quaest confirma a urgência de propostas de combate à violência no debate político regional e nacional.
Com informações de Jornaldaparaiba



