O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, realiza nesta segunda-feira (20) uma visita técnica à Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, em João Pessoa. O objetivo é analisar a situação estrutural e sanitária da unidade.

Durante a inspeção, serão verificados itens como ventilação, iluminação, saneamento, controle de vetores e manutenção predial. Fachin também deverá conversar com servidores e pessoas privadas de liberdade para coletar informações sobre as condições internas.

A agenda integra o Pena Justa, estratégia nacional coordenada pelo CNJ que busca corrigir, até 2027, irregularidades consideradas inconstitucionais nas prisões brasileiras.

Mutirão nacional

Pela manhã, o ministro participa de cerimônia na sede do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). À tarde, junta-se a magistrados de todo o país no 1º Mutirão Nacional de Diagnóstico da Habitabilidade do Sistema Prisional, que ocorre dentro da própria penitenciária.

Ao longo de outubro, juízes responsáveis por inspeções carcerárias estão levantando dados sobre a infraestrutura e as condições de higiene das unidades. Esses relatórios subsidiarão a elaboração dos Planos Estaduais de Manutenção e Ajustes e a emissão de alvarás pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros, funcionando como um “habite-se” para estabelecimentos penais.

Com informações de ClickPB