João Pessoa (PB) – O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) definirá os últimos detalhes de sua estratégia para as eleições de 2026 em uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, antes de divulgar oficialmente sua decisão. O encontro deve ocorrer até esta sexta-feira (19). Já o anúncio ao público está marcado para a próxima segunda-feira (22), em um hotel localizado na Orla da capital paraibana.

Leitão integra a base de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa. Mesmo assim, o parlamentar passou a ser disputado por diferentes grupos políticos interessados em seu alinhamento para o próximo pleito estadual. O chefe do Executivo estadual busca contar com o deputado na coligação que planeja lançar o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como pré-candidato ao governo em 2026.

Por outro lado, cresce a possibilidade de o parlamentar optar pelo campo liderado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB). Aliados do gestor municipal trabalham para que Leitão apoie o projeto encabeçado por Lucena, que também deve entrar na corrida pelo Palácio da Redenção.

Negociações em curso

Fontes próximas ao deputado informaram que, nas últimas horas, Leitão manteve conversas reservadas com prefeitos e lideranças políticas sobre o posicionamento que será revelado na coletiva de imprensa. A movimentação reforça a expectativa em torno do “desfecho” anunciado para o início da próxima semana.

Mesmo com recentes nomeações de aliados seus em cargos no governo estadual, interlocutores asseguram que essas indicações não selam a escolha do parlamentar. De acordo com essas fontes, a decisão será pautada pela avaliação de conjuntura e pelas condições de cada grupo para a disputa de 2026.

A reunião com Hugo Motta, que preside o Republicanos na Paraíba, é considerada decisiva. O dirigente partidário coordena as estratégias da sigla no estado e deverá apresentar a Leitão um diagnóstico das alianças possíveis, além de apontar os impactos de cada caminho sobre a bancada republicana.

O anúncio oficial do deputado acontecerá na manhã de segunda-feira, em horário ainda não divulgado pela assessoria. A expectativa é de que Leitão esclareça todas as dúvidas sobre seu futuro político, inclusive se pretende disputar novo mandato na Assembleia Legislativa ou buscar cargo majoritário em 2026.

Com informações de Jornaldaparaiba