A 20ª edição do Festival Comunicurtas começa nesta quarta-feira, 19 de novembro, em Campina Grande. Realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desde 2005, o evento gratuito se estende até 30 de novembro, ocupando o Cine São José, o Museu de Arte e Ciência (MAC), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e outros locais da cidade, inclusive bairros como Ramadinha, São Januário e Catingueira.
Neste ano, o festival presta homenagem ao professor Luiz Custódio, pesquisador da área de comunicação, e ao ator Reginaldo Faria, reconhecido por sua trajetória no audiovisual nacional.
Programação de abertura – 19/11 (quarta-feira)
No primeiro dia, o MAC recebe às 9h a Mostra Tropeiros de Telejornalismo, com reportagens de realizadores paraibanos como Hebert Araújo e Ana Beatriz Rocha. À noite, a programação migra para o MAPP. Às 19h, a Mostra Território e Liberdade exibe obras de videoarte de países como Brasil, Paquistão, Irã e Canadá. Na sequência, às 20h, ocorre a Mostra Som da Serra, dedicada a videoclipes produzidos em diversos estados brasileiros e no exterior.
Destaques dos dias seguintes
21/11 (sexta-feira) – O MAC sedia a Mostra Cine Teia a partir das 9h, enquanto a Arca Titão recebe, às 17h, a Mostra Tropiqueers seguida de discotecagem.
22/11 (sábado) – Oficina de produção de óculos 3D ocorre às 14h na sede da Associação Viva, em São Januário.
22/11 (segunda-feira) – A Rua José Mota, no bairro Ramadinha, abriga o Cine Rama às 19h, reunindo curtas paraibanos, a Mostra Estalo e produções nacionais.
25/11 (terça-feira) – No MAC, às 9h30, acontece o lançamento do songbook “Milton Dornellas/Música Artesanal”. À tarde, a Mostra Filmes do Mundo exibe títulos do Peru, Turquia e Argentina.
26/11 (quarta-feira) – Debates com realizadores, a partir das 9h30, antecedem sessões com curtas paraibanos, nacionais e internacionais em três pontos diferentes: MAC, sede da Expressão Junina (Catingueira) e Cine São José.
27/11 (quinta-feira) – O MAC retoma os debates pela manhã; à tarde, exibe curtas da Mostra Brasil e da Mostra Tropeiros. À noite, o Cine São José apresenta longas como “Enquanto o céu não me espera”.
28/11 (sexta-feira) – Novos debates e sessões no MAC antecedem, às 19h, exibições no Cine São José que incluem “Samba Infinito” e “Campina Noir”. O longa “Perto do sol é mais claro” encerra a noite.
29/11 (sábado) – A Feira Central recebe, às 9h, projeções da Mostra Tropeiros. Às 19h, o Cine São José apresenta produções paraibanas, a Mostra Brasil e o documentário “Moagem”.
Encerramento – 30/11 (domingo)
No último dia, o MAPP promove debates às 10h. A cerimônia de premiação ocorre às 18h, no Cine São José, seguida de coquetel e apresentações culturais. Um show da cantora Gitana Pimentel encerra oficialmente a 20ª edição do festival.
Com informações de Jornaldaparaiba



