No podcast Hora das Letras, divulgado em 15 de outubro de 2025, o professor Golbery Rodrigues explicou como empregar corretamente pronomes depois da preposição “entre”.
Segundo o docente, a forma adequada é dizer “entre mim e você”, e não “entre eu e você”. A orientação se baseia na regra de que, após preposição, deve-se utilizar pronomes oblíquos tônicos.
Golbery ressaltou ainda que pronomes pessoais do caso reto — eu, tu, ele, nós, vós e eles — exercem função de sujeito e, portanto, não devem ser usados nesse contexto, salvo quando também aparecem depois de uma preposição.
A dica busca reduzir erros frequentes na língua portuguesa e contribuir para uma comunicação mais precisa.
Imagem: Pixabay
Com informações de ParaibaOnline



