O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã de sábado (7), a renovação do alerta amarelo de chuvas intensas válido para João Pessoa e outras 102 cidades do estado da Paraíba. O aviso teve início às 9h42 e permanece em vigor até as 23h59 de domingo (8).
Segundo o Inmet, durante o período de vigência do alerta, as precipitações podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, acompanhadas de rajadas de vento que podem atingir até 60 km/h. Apesar dos volumes de chuva e da intensidade dos ventos, o instituto avalia que o risco de cortes de energia elétrica e de quedas de árvores é baixo.
O órgão meteorológico recomenda à população que evite abrigar-se sob árvores e que não estacione veículos próximo a torres de transmissão de energia. Em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.
Estão sob alerta amarelo as seguintes localidades da Paraíba: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Algodão de Jandaíra, Alhandra, Araçagi, Arara, Araruna, Areia, Areial, Baía da Traição, Bananeiras, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Bayeux, Belém, Belém do Brejo do Cruz, Borborema, Brejo do Cruz, Caaporã, Cabedelo, Cacimba de Dentro, Caiçara, Caldas Brandão, Campina Grande, Capim, Casserengue, Catolé do Rocha, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cubati, Cuité, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Curral de Cima, Damião, Dona Inês, Duas Estradas, Esperança, Fagundes, Frei Martinho, Guarabira, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itapororoca, Itatuba, Jacaraú, João Pessoa, Juarez Távora, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Lagoa Seca, Logradouro, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Massaranduba, Mataraca, Matinhas, Mogeiro, Montadas, Mulungu, Natuba, Nova Floresta, Nova Palmeira, Olivedos, Pedra Lavrada, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Picuí, Pilar, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pitimbu, Pocinhos, Poço Dantas, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Riachão, Riachão do Bacamarte, Riachão do Poço, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José do Brejo do Cruz, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Vicente do Seridó, Sapé, Serra da Raiz, Serra Redonda, Serraria, Sertãozinho, Sobrado, Solânea, Soledade, Sossêgo e Tacima.
O alerta reforça a necessidade de atenção redobrada nas áreas urbanas e rurais da Paraíba, especialmente em regiões sujeitas a alagamentos e pontos de acúmulo de água.
Com informações de G1



