A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa passou a oferecer a vacina contra influenza para toda a população com idade mínima de seis meses. Até então, o imunizante era priorizado para grupos considerados de maior risco.
De acordo com a pasta, a ampliação tem o objetivo de diminuir a circulação do vírus e, consequentemente, reduzir casos graves e internações provocadas por síndromes respiratórias.
A dose segue a composição anual recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), protegendo contra os subtipos H1N1, H3N2 e B. A aplicação pode ser feita simultaneamente às vacinas do calendário básico sem prejuízo da eficácia.
Documentação necessária
Para receber a dose é preciso apresentar o cartão de vacinação ou a caderneta atualizados, documentos exigidos em procedimentos como matrículas escolares e viagens nacionais ou internacionais.
Pontos de vacinação
A imunização está disponível:
Imagem: Secom-JP
- nas quatro policlínicas municipais, das 7h às 17h;
- no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, das 8h às 16h;
- nas Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h às 11h e das 12h às 16h.
Há ainda três pontos móveis: Shopping Sul, Shopping Tambiá e Home Center Ferreira Costa. Esses locais funcionam de segunda a sexta-feira a partir das 12h e, aos sábados, das 8h às 16h.
Vacinação em domicílio
Pessoas acamadas que não conseguem se deslocar podem solicitar a aplicação em casa pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”. O serviço é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde mediante agendamento prévio.
Com informações de ClickPB



