Julgamento de réus pelo homicídio de líder quilombola tem data marcada
Os dois homens acusados do assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete, na Bahia, serão levados a julgamento a partir da próxima terça-feira (24) no Tribunal do Júri do estado. A iniciativa marca o início do processo judicial contra os réus que respondem pelo crime ocorrido em agosto de 2023.
Arielson da Conceição Santos e Marílio dos Santos foram processados pela morte de Mãe Bernadete, episódio que ganhou repercussão nacional desde que veio à tona. Os nomes dos acusados constam na ação penal que será apreciada pelo colegiado do Tribunal do Júri.
O caso, registrado em agosto de 2023, atraiu atenção em nível nacional e motivou tramitações no sistema de justiça do estado da Bahia. Com a data do julgamento definida para a próxima terça-feira (24), o processo seguirá o rito do Tribunal do Júri, competente para julgar crimes dolosos contra a vida.
Até o início do julgamento, permanece a figura dos dois processados respondendo pelos atos que levaram à morte da líder quilombola. A sessão no Tribunal do Júri deve analisar as provas constantes nos autos e as denúncias apresentadas pela acusação contra Arielson da Conceição Santos e Marílio dos Santos.
O agendamento do júri marca um novo passo na tramitação do processo que tem como foco o homicídio ocorrido no segundo semestre de 2023. A data definida para o início do julgamento representa o desdobramento formal das apurações e das medidas judiciais adotadas desde a abertura do inquérito e do processo penal.
O desenrolar do julgamento acompanhará os procedimentos previstos na legislação aplicável ao Tribunal do Júri, com a análise das acusações, eventual oitiva de testemunhas e deliberação dos jurados sobre a responsabilidade penal dos réus.
Com informações de Paraibaonline



