O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (8), que a Operação Nacional Proteção Integral III, conduzida pela Polícia Federal (PF) em conjunto com polícias civis, está promovendo uma “limpeza” no Brasil ao combater crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Deflagrada no mesmo dia, a ação resultou em 55 prisões em flagrante e no resgate de uma vítima. Além disso, a PF cumpriu simultaneamente 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva, focando em suspeitos que atuam principalmente pela internet.

Durante evento em Luziânia (GO), Lula declarou que só com iniciativas dessa magnitude será possível frear a exploração de meninas em territórios indígenas, periferias, áreas urbanas e em diferentes camadas sociais do país.

Força-tarefa nacional

A operação mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis de 16 estados — Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo — além do Distrito Federal.

A Proteção Integral III tem como objetivo identificar, deter e coletar provas contra envolvidos em crimes de abuso e exploração sexual de menores praticados ou divulgados pela rede mundial de computadores.

As investigações continuam para localizar outros suspeitos e possíveis vítimas.

Com informações de ParaibaOnline