O portal Polêmica Paraíba e o Instituto Seta divulgaram nesta sexta-feira (6) os resultados de uma pesquisa estimulada sobre a disputa à Presidência da República em 2026 entre eleitores paraibanos.

O levantamento foi realizado entre os dias 28 e 30 de janeiro, ouviu 1.500 pessoas em 90 municípios de todas as regiões da Paraíba e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PB-06617/2026.

Com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, o estudo apresenta o cenário inicial da corrida presidencial no estado.

Intenções de voto na pesquisa estimulada

Na simulação em que os entrevistados receberam a lista completa de candidatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece isolado na liderança, com 55,2% das intenções de voto.

Em segundo lugar está o senador Flávio Bolsonaro, que alcançou 20,3% das preferências, também de forma isolada.

Os demais concorrentes – Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior, Romeu Zema, Aldo Rebelo e Renan Santos – juntos totalizam menos de 8% das menções dos entrevistados.

Sobre o índice de indecisos, 7,8% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votarão ou preferiram não responder. Já aqueles que declararam voto nulo, em branco ou que não irão votar somam 8,9%.

Instituto Seta

Criado em 2009, o Instituto Seta é especializado em pesquisas de mercado, opinião pública e análise político-eleitoral. Reconhecido no Nordeste, o órgão já conduziu centenas de levantamentos com metodologia rigorosa e seguiu todas as exigências legais.

O diretor-geral do instituto, Daniel Menezes, é cientista político formado pela UFRN, com doutorado em Ciências Sociais, e possui ampla experiência em campanhas eleitorais.

O levantamento expõe o quadro atual da preferência dos eleitores paraibanos para a disputa presidencial de 2026.

Com informações de Polemicaparaiba