O Ministério da Educação (MEC) divulgou, em 19 de fevereiro, o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026. Ao todo, 210.108 candidatos se inscreveram no processo seletivo, podendo registrar até três opções de curso e turno.
Nesta edição estavam disponíveis 112.168 vagas regulares, das quais 67.301 foram ocupadas no primeiro semestre. Para a modalidade Fies Social foram ofertadas 52.930 vagas.
Os selecionados poderão conferir a lista no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os aprovados têm o período de 20 a 24 de fevereiro para complementar as informações da inscrição.
Após a complementação, os estudantes deverão apresentar comprovação dos dados informados — de forma física ou digital — em até cinco dias úteis junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que foram selecionados.
Os candidatos que não forem aprovados na chamada única entram automaticamente na lista de espera. A convocação dessa lista ocorrerá entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
Cronograma do 1º semestre do Fies 2026
- Inscrição: 3 a 6 de fevereiro
- Resultado da pré-seleção: 19 de fevereiro
- Complementação da inscrição: 20 a 24 de fevereiro
- Pré-seleção da lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril
Como funciona o programa
O Fies oferece financiamento para pagamento de mensalidades em instituições privadas de ensino superior e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. Os aprovados recebem empréstimos que devem ser quitados em parcelas proporcionais à renda após a conclusão do curso.
Para se inscrever, é necessário ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, obter média igual ou superior a 450 pontos nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) e não ter zerado a redação. A renda familiar bruta do candidato precisa estar entre 1 e 3 salários mínimos.
Fies Social
O Fies Social destina condições especiais a estudantes de baixa renda, com 50% das vagas reservadas para essa modalidade e possibilidade de até 100% de financiamento. Podem concorrer candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e que estejam inscritos no CadÚnico.
A seleção para o Fies Social segue ordem de prioridade nos seguintes critérios: 1) candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca foram vinculados ao Fies; 2) candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e já tiveram financiamento anteriormente, desde que as dívidas estejam quitadas; 3) candidatos que já concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo Fies; 4) candidatos que concluíram o ensino superior por meio do Fies, desde que as dívidas estejam pagas. Candidatos com dívidas em aberto no programa não podem se inscrever para uma nova vaga.
Os selecionados devem seguir os prazos e procedimentos estabelecidos para complementar e comprovar sua inscrição junto à instituição responsável.
Com informações de Jornaldaparaiba



