O Ministério Público Federal (MPF) passou a oferecer um canal virtual para recebimento de denúncias sobre fraudes em concursos públicos. As manifestações podem ser registradas pelo serviço MPF Serviços (www.mpf.mp.br/mpfservicos) e, sempre que possível, devem conter documentos ou indícios que corroborem as suspeitas.

Medida surge após Operação Última Fase

A criação do canal foi anunciada após a Operação Última Fase, deflagrada na quinta-feira (2). A ação resultou na prisão preventiva de três integrantes de um grupo acusado de fraudar certames em todo o país. Também foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e adotadas medidas cautelares de afastamento de candidatos aprovados de forma ilícita, com diligências na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas.

De acordo com o MPF, as investigações tiveram início a partir de uma denúncia anônima encaminhada à Polícia Federal. A operação contou com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, reforçando a articulação entre órgãos federais para preservar a lisura dos processos seletivos.

Informações adicionais podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação do MPF na Paraíba pelos telefones (83) 3044-6222 ou (83) 9.9132-6751 (WhatsApp para jornalistas, das 10h às 17h). O atendimento ao público em geral é feito pelo número (83) 9.9108-0933, das 7h às 17h.

MPF lança canal online para denúncias de fraudes em concursos públicos - Imagem do artigo original

Imagem: Comunicação MPF

O canal virtual já está em funcionamento, e o órgão reforça a importância do envio de provas ou indícios detalhados para agilizar a apuração.

Com informações de Paraíba.com.br