A 38ª e última jornada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 colocou atletas paraibanos no centro das atenções em três estádios diferentes do país na noite de sábado (7/12). Os desempenhos de Arthur Cabral, Hulk e Thaciano tiveram influência direta na luta por vaga continental, na permanência na elite e até na definição do rebaixamento.
Arthur Cabral reencontra o gol e coloca Botafogo na pré-Libertadores
No Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, Arthur Cabral encerrou um período de jejum ao balançar as redes na vitória do Botafogo por 4 a 2 sobre o Fortaleza. O atacante, que ainda passa por processo de adaptação ao clube carioca, subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou para marcar um dos gols do triunfo alvinegro. O resultado confirmou o Botafogo na fase preliminar da Conmebol Libertadores de 2026.
O lance teve reflexo imediato na parte de baixo da classificação. Derrotado, o Fortaleza caiu para a zona de rebaixamento justamente na rodada final e disputará a Série B em 2026, fechando a temporada com 35 pontos.
Hulk comanda goleada do Atlético-MG no Mineirão
Em Belo Horizonte, o Atlético-MG não tomou conhecimento do Vasco e aplicou 5 a 0 no Mineirão. Protagonista da noite, Hulk participou ativamente das ações ofensivas: acertou a trave duas vezes, distribuiu uma assistência e marcou um gol de falta com chute potente e preciso. Embora o placar elástico não tenha alterado a situação vascaína — que já não corria risco de queda —, a vitória consolidou a arrancada final do Galo, que encerrou o campeonato na sexta colocação.
Thaciano garante permanência do Santos e vaga na Sul-Americana
O grande nome da rodada foi Thaciano, responsável por dois dos três gols do Santos no triunfo por 3 a 0 diante do Cruzeiro, na Vila Belmiro. O meia abriu o placar ao concluir de primeira após jogada pela direita e, já no segundo tempo, ampliou em chute colocado da entrada da área. No fim, o Peixe ainda marcou o terceiro e confirmou sua presença na Série A de 2026, além de carimbar vaga na Copa Sul-Americana.
Com a combinação de resultados, o Santos fechou a competição em 14º lugar, com 47 pontos, quatro acima da linha de corte do rebaixamento e dois à frente da zona que garantia participação no torneio continental.
Assim, a rodada de encerramento do Brasileirão 2025 foi marcada pelo brilho dos paraibanos, que definiram destinos distintos para Botafogo, Santos, Fortaleza e Atlético-MG.
Com informações de Jornaldaparaiba



