Na quinta-feira (5), a Defesa Civil de Patos, no Sertão da Paraíba, contabilizou 14 registros de danos causados por fortes chuvas combinadas com ventania. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo de perigo potencial e emitiu um novo alerta laranja de risco para chuvas intensas na região.

Ocorrências e impactos

De acordo com o coordenador da Defesa Civil local, Everaldo Nunes, a maior parte dos atendimentos concentrou-se na Zona Leste, especialmente no bairro Salgadinho, onde quedas de árvores e postes foram notificadas. O teto de uma concessionária desabou e a vitrine de uma loja também foi destruída pelo vento.

Além dessas ocorrências, a estrutura do carnaval e vernização de som do evento Sol Folia — programado para acontecer na Alça Sudoeste — sofreu danos. Mesmo assim, a Prefeitura de Patos informou que a festa será mantida conforme o cronograma.

Volume de chuva e velocidade dos ventos

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), foram registrados 18 milímetros de chuva em Patos entre a quinta-feira e a sexta-feira (6). Os ventos chegaram a alcançar rajadas de até 60 km/h, conforme previsto no alerta do Inmet.

No Sertão paraibano, a cidade de Teixeira liderou o índice pluviométrico na quinta-feira, com 82,5 milímetros de precipitação, também segundo a Aesa.

A Defesa Civil de Patos segue em campo para avaliar novos estragos e garantir a segurança da população. Até o momento, não há registro de feridos ou de pessoas desalojadas.

Com informações de G1