Brasília – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (2) uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar concursos públicos em todo o país.

De acordo com a corporação, a investigação identificou irregularidades no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024 — conhecido como “Enem dos concursos” — e em seleções das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

As ordens judiciais foram cumpridas em municípios de Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Ao todo, foram executados 12 mandados de busca e apreensão, além de três prisões preventivas. A Justiça também determinou medidas cautelares, como o afastamento de funções públicas e o sequestro de bens dos investigados.

Após a apuração, os suspeitos foram eliminados dos processos seletivos em andamento e, quando já empossados, afastados dos cargos. Eles poderão responder por fraude em concurso público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

A ação contou com apoio do Ministério da Gestão e Inovação. Em nota, a PF informou que, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o próprio Ministério da Gestão, tem ampliado mecanismos de fiscalização para assegurar maior segurança, transparência e integridade nos certames realizados no país.

As provas do CNU estão previstas para outubro e dezembro deste ano.

Com informações de g1.globo.com