O presidente nacional do Progressistas (PP) e senador Ciro Nogueira (PI) declarou neste sábado, 25, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é, no momento, o principal nome para vencer a eleição presidencial de 2026.

A avaliação foi feita durante o Fórum de Segurança Pública, promovido pela Fundação Francisco Dornelles, em São Paulo. “Vejo como um jogo de futebol. Se só um time está em campo, ele é o favorito”, comparou o parlamentar. Em seguida, resumiu a situação com a metáfora: “Hoje o Lula é um avião voando sozinho, mas é um avião que voa baixo, com teto baixo e pouca autonomia. Quando o nosso centro decolar, vai voar muito mais alto e será muito melhor para o País”.

Definição de candidato da direita

Nogueira afirmou que o campo político de direita precisará se unir em torno de um único nome para enfrentar o petista em 2026. Segundo ele, a escolha deverá envolver os governadores estaduais. O senador já indicou preferência por dois possíveis concorrentes: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Nos bastidores, o presidente do PP trabalha para se posicionar como possível candidato a vice-presidente.

Críticas a declaração sobre drogas

O senador também censurou a fala de Lula em Jacarta, na Indonésia, onde o presidente disse que traficantes seriam vítimas dos usuários de drogas. Após repercussão negativa, Lula recuou nas redes sociais, alegando ter sido mal interpretado. “Só tenho a lamentar que tenhamos um presidente da República com esse tipo de pensamento”, afirmou Nogueira. “Mas ele mesmo viu a repulsa da sociedade, de direita a esquerda, diante desse tipo de visão de País, completamente equivocada.”

Para o líder do PP, a reação pública mostrou que “a sociedade não aceita esse tipo de posicionamento de um presidente da República”.

Com informações de Paraíba Online